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domingo, 7 de novembro de 2010



VALORES



PERSPECTIVAS ATUAIS DAS PESQUISAS EM PSICOLOGIA MORAL



De acordo com a sua formação e a sua criação, cada pessoa elege valores, que nem sempre são morais, como sendo principais. Assim, para alguns ser generoso e ajudar ao próximo é uma questão de dignidade, já para outros, não significa nada. Contudo, não se pode julgar a intenção de valores das pessoas, pois elas podem mudar de opinião sobre os mesmos valores de acordo com a situação em que se encontram, ou seja, um valor que antes era periférico passa a ser central, ou vice-versa, dependendo o seu grau de importância do momento. Com isso, quando uma escola pensar em trabalhar valores ela deve considerar que para educar através de valores tem que se pensar, primeiro, que os valores não são só morais, segundo, que cada um tem o valor que lhe convém.






TIPOS DE VALORES



VALORES MATERIAIS


Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo:alimentos, roupas, calçados, casas, brinquedos, carro etc. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimento, por exemplo ninguém vive. Outros são úteis, mais dispensáveis. Bicicletas, por exemplo. Outro chegam a ser supérfluos.






VALORES ESTÉTICOS

Os estéticos referem-se ao nosso gosto em relação á beleza. Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos atribuindo valores estéticos. É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de manifestar seus valores estéticos - a literatura, a dança, o cinema e a fotografia cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários a existência humana. Cada individuo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto artístico.








VALORES MORAIS



Os valores morais referem-se ás relações das pessoas em sociedade. Exemplos de valores morais: amor, justiça, verdade, honra, honestidade, caráter, liberdade, responsabilidade. Os valores morais são indispensáveis para a convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numasociedade em que não se pratica a justiça e a verdade.










VALORES RELIGIOSOS




Os valores religiosos referem-se as relações de Deus com os homens. E vice versa. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem o fundamento do valores religiosos.











PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO EM VALORES



A escola que pretende trabalhar com a educação em valores tem que ser democrática, ou seja, tem que permitir aos seus alunos e as suas alunas uma participação na escolha dos valores a serem desenvolvidos. Com essa visão de democracia, é mais fácil para ela compreender que formar um cidadão implica na diversidade do que ela ensina e, tal diversidade, tem que estar focada no aprendiz, ou seja, nas suas necessidades reais e necessárias, pois não adianta ensinar conteúdos programáticos de disciplinas isoladas, sendo que o indíviduo pode ser uma inclusão e não está sendo aceito dentro do ambiente, ou não tem uma boa convivência democrática com ninguém, ou não tem ética e nem mesmo conhece os direitos humanos. A escola precisa visar a realidade e enteder que "uma educação que objetiva a construção de valores democráticos deve partir de temáticas significativas do ponto de vista ético e propiciar condições para que o(a)s aluno(a)s desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de seus sentimentos e emoções (e das demais pessoas) e desenvolvam a capacidade autônoma de tomar decisões em situações conflitantes do ponto de vista ético/moral." (Araujo, p. 3) Assim, problemas de indisciplina são eliminados, pois no momento em que os alunos e as alunas entendem que o ensino faz parte da sua realidade eles deixam de lado a desvalorização daquilo que não tinha sentido algum e passam a valorizar uma aprendizagem participativa e significante. No entanto, não se pode desconsiderar o fato de que qualquer um pode mudar o foco do valor que tem. Num momento oportuno, um valor que antes era central passa a ser periférico ou vice-versa. Com isto, as instituições educacionais precisam ter a percepção de que ao seguir essa nova concepção de ensino em nenhum momento devem impor o seu conceito sobre valor, pois como já foi dito, há vários tipos de valores e, não cabe a escola determinar qual é o mais correto, mas sim observar qual está sendo necessário ser aplicado naquele ambiente.